achadinhosmaeefilho

Siga nas redes sociais

Jejum intermitente

13 out 2024

Atualizado em 13 out 2024

O jejum intermitente é uma dieta onde se faz períodos de jejum prolongados, entre 16 a 24 horas, durante os quais apenas se pode beber água e bebidas não calóricas, como chás ou café, sem açúcar ou adoçante.


Este estilo de vida só deve ser feito por pessoas saudáveis e, por isso, é aconselhado que seja feito sempre com a orientação de um médico ou nutricionista.


Como fazer jejum intermitente


Para fazer jejum intermitente é preciso programar períodos de restrição na ingestão de alimentos, intercalando com períodos em que se pode comer sem restrição.

No caso de nunca se ter feito jejum, normalmente é recomendado fazer jejum intermitente 1 vez por semana e por um período máximo de 16 horas. O período de jejum pode ser aumentado de forma gradual, ou seja, pode-se começar fazendo 12 horas e, à medida que vai havendo adaptação, aumentar as horas de jejum.


O que é permitido durante o jejum?


No período de jejum estão liberados água, chás e café, sem a adição de açúcar ou adoçantes.


Existem diferentes tipos de jejum intermitente. Os principais incluem:


  • Jejum de 16h: consiste em ficar 16 horas sem comer, e fazendo de 3 a 4 refeições nas 8 horas restantes do dia. 
  • Jejum de 20h: é feito com 20 horas sem comer e fazendo refeições nas 4 horas restantes do dia;
  • Jejum de 24h: é feito com um dia inteiro de jejum, e pode ser feito 2 ou 3 vezes por semana.


Alguns dos inúmeros benefícios do jejum intermitente são:


Regular os níveis de colesterol


O jejum intermitente ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, porque a dieta feita antes e após o jejum deve ser pobre em açúcar e gordura, além de ser rica em fibras, o que favorece a diminuição da ingestão e absorção de gordura.


Ajudar a emagrecer


O jejum ajuda a emagrecer, porque pelo menos 16 horas sem comer diminui os níveis do hormônio insulina no sangue, estimulando o organismo a usar as reservas de açúcar e as células de gordura para serem usados como fonte de energia. 

Lembrando que para emagrecer com jejum intermitente, é importante também praticar atividade física regularmente.


Aumentar o metabolismo


No jejum intermitente controlado, a baixa ingestão de calorias reduz os níveis de glicose e insulina no sangue. Isto obriga o organismo a usar as células de gordura do corpo, que fornecem energia e aumentam o metabolismo. 


Prevenir o envelhecimento precoce


Diminuir o consumo de açúcar e gordura, e priorizar os alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas, como é aconselhado no intervalo do jejum intermitente, ajuda a diminuir a inflamação, combater o excesso de radicais livres,promover a hidratação e estimular a produção de colágeno, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce.


Desintoxicar o organismo


O jejum intermitente pode ajudar a aumentar a produção de enzimas envolvidas na desintoxicação, o que ajuda a equilibrar a flora intestinal e desintoxicar o organismo.


Pra quem  deseja iniciar o jejum intermitente, é muito importante que tenha o acompanhamento de um médico ou nutricionista,para avaliar o melhor tipo de jejum intermitente, de acordo com o objetivo e a tolerância de cada pessoa.